terça-feira, maio 04, 2010

Rali da Primavera 2010

É com um misto de alegria e tristeza que a Caveirex Rally Team vê a sua participação no Rali da Primavera 2010, primeira prova pontuável para a Taça de Ralis "Além Mar" Santa Maria 2010.

Após a aquisição de uma nova viatura para a época de 2010 (Citroën Saxo Cup), onde estão previstas as participações na Taça de Ralis "Além Mar" Santa Maria 2010, no Rali "Além Mar" Santa Maria e ainda em equação o Rali Ilha Lilás, a Caveirex Rally Team iniciou a sua época com o Rali da Primavera 2010.
O pouco tempo de testes ao carro não permitiu a total habituação ao mesmo, mas tendo vindo completamente revisto da Peres Competições, a viatura apresenta-se com uma excelente preparação e completamente saudável.
A Caveirex Rally Team regressava novamente às lides automobilísticas depois de uma pausa de 1 ano, agora com um novo Navegador (Helder Figueiredo), e com o objectivo de, nesta prova, testar o carro para o Rali de Santa Maria e criar a habituação necessária entre máquina, piloto e navegador.
Logo na primeira PEC (Feteiras/Sta Bárbara 1) se notou a falta de rodagem neste tipo de provas, com alguns excessos cometidos, mas com o resultado a mostrar o alto nível de preparação do carro (tempo 4:04.8), com o segundo classificado a ficar a 14.2 segundos.
Para a segunda passagem pela mesma PEC, e já com um adversário directo na luta pelo primeiro lugar fora de prova devido a avaria mecânica, decidimos acalmar o ritmo, sabendo de antemão que não podíamos abrandar demasiado pois os adversários estavam também bastante rápidos. Mesmo assim ganhamos mais 9,8 segundos ao segundo classificado, ficando com uma vantagem de 26,6 segundos para as 2 especiais que faltavam da parte da tarde, e que nos permitia uma moderação de andamento a fim de garantir o primeiro posto no final do rali.
Infelizmente, e devido a problemas eléctricos, ficamos algum tempo parados na ligação para a 3ª PEC, o que nos valeu uma penalização de 2 minutos reais, por atraso no CH.
Depois do problema ter sido facilmente solucionado, fizemos novamente o melhor tempo na 3ª PEC Picos/Sto Espírito 1 (3:20.9) ganhando 1,2 segundos ao segundo classificado e na 4ª PEC voltamos a bater o record do troço, baixando o tempo para os 3:17.8.
No final, o 6º Lugar à Geral e o 3º Lugar da Classe 2 sabe a pouco, pois todas as especiais foram ganhas por nós e apenas um problema eléctrico e a respectiva penalização nos retirou as possibilidades de lutar pelo primeiro lugar em ambas as classificações.
No fundo foi um excelente teste para o Rali de Santa Maria, com a máquina a demonstrar uma grande preparação, e por isso mesmo esta prova acaba com um misto de emoções. Uma felicidade grande pelo regresso da Caveirex Rally Team ao mundo dos ralis, pelos excelentes tempos efectuados nas PEC's, e uma tristeza normal de quem vê o primeiro lugar fugir por problemas mecânicos num troço de ligação. Lá vem a célebre frase...os ralis são assim mesmo...
Aproveito também para dar os parabéns a todos os participantes, e principalmente aos vencedores José Sousa/Eduardo Sousa, que demonstraram um grande andamento e fairplay, mostrando que mereceram, e bem, o 1º lugar final.
Uma palavra de apreço também para a Organização, a Secção de Automobilismo e Karting do Clube Asas do Atlântico, que nos proporcionaram uma prova de nível e muito bem estruturada.
Certamente com algumas arestas a limar, mas nem tudo pode correr bem à primeira.
Um agradecimento também aos meus patrocinadores: PEVIDE.com, Peixaria Filipe & Gorete e Remaçor.
Também a todos os que me ajudaram de alguma forma: Paulo Luciano, Hugo Carvalho, Pedro Sousa, José Botelho, Lurdes Magalhães, Paulo Luz, aos meus pais e irmãos, e a muitos outros amigos que passaram algum tempo na garagem ou que me ajudaram de alguma forma.
Um agradecimento muito especial à minha equipe de mecânicos, Osvaldo e Nelson, foram incansáveis e deixaram a máquina a 110%!

Resta-nos esperar que a próxima prova seja tão boa ou melhor que esta.

Paulo Andrade/Helder Figueiredo
Caveirex Rally Team
www.caveirex.blogspot.com

Alguns vídeos por Hugo Carvalho:
http://www.youtube.com/watch?v=KjFGBY43USo
http://www.youtube.com/watch?v=ox2A7BzWnsw
http://www.youtube.com/watch?v=tJNGWzLIElw

7 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar muitos parabens pela tua prova.
Tive pena ter dissistido pois iriamos certamente entrar numa luta bastante interessante.

Como tu dizes a falta de rodagem no carro nao nos permite apostar um pouco mais nas abordagens as curvas, sei oo que isso é pq tambem estava com muito medo.

Agora amigo só tens que rodar para conhecer e tirar melhor proveito deste maquinão.

Quanto a mim só me restam boas facturas a porta e muitas horas de trabalho LOLOLOL


Muitos parabéns



Gualter Cabral

Anónimo disse...

Nao pude de deixar de reparar na camera que tens em cima do carro, vais publicar os videos?
era muito interessante ;)
Abraçaoo e parabensss!

Anónimo disse...

Excelente andamento paulin. Podias ter arriscado mais um pouco mas chegou para a concorrência lol. Foi pena a avaria electrica senão estava ganho. Força ai.

Caveirex Rally Team disse...

Obrigado.
Esta prova serviu principalmente para fazer alguns kilómetros com o carro antes do Rali de Santa Maria, por isso não vi necessidade de arriscar muito.
Tenho de ganhar mãos ao carro para poder conhecer os seus limites...e os meus :D
Claro que a vitória à geral foi ambicionado, mas neste momento isso não é o mais importante visto que a nossa participação no Troféu de Ralis "Além Mar" Santa Maria está suspensa.
Vamos pensar noutras alternativas para poder fazer ralis depois de Agosto.
Obrigado

Pedro Cambraia disse...

Caveira podes traduzir? "visto que a nossa participação no Troféu de Ralis "Além Mar" Santa Maria está suspensa.
Vamos pensar noutras alternativas para poder fazer ralis depois de Agosto."

Abraço
Cambraia

Caveirex Rally Team disse...

Boas Pedro, é tão simples como aquilo que leste.
Infelizmente os ralis em Santa Maria continuam com os mesmos problemas de sempre. Organizações excelentes e climas extra organização que deixam muito a desejar.
Decidimos por isso abdicar destas provas para nos concentrarmos apenas no Santa Maria e possivelmente no Lilás.
Ainda está em equação fazermos as últimas 2 provas da Taça, mas neste momento está mais de "fora" do que "dentro".
Pode ser que um dia certas mentalidades mudem e consigamos ter climas tão bons quanto o das Taças da Terceira.

Abraço

Sergio Sousa disse...

respeito a tua opinião,mas espero te ver nas 2 provas que faltam da taça , as postas de pescada que por estes blogues vão deixando acho que só á uma forma de as ver,ou melhor é mesmo as ignorar pois não passam de cobardes que nem coragem tem para se identificarem, e cuja motivação é única e exclusivamente criar este mau ambiente,cabe-nos a nós pilotos e organização respeitar as criticas construtivas e ignorar as destrutivas
Força, não desistas de fazer o que gostas por causa de alguns ignorantes