É com um misto de alegria e tristeza que a Caveirex Rally Team vê a sua participação no Rali da Primavera 2010, primeira prova pontuável para a Taça de Ralis "Além Mar" Santa Maria 2010.
Após a aquisição de uma nova viatura para a época de 2010 (Citroën Saxo Cup), onde estão previstas as participações na Taça de Ralis "Além Mar" Santa Maria 2010, no Rali "Além Mar" Santa Maria e ainda em equação o Rali Ilha Lilás, a Caveirex Rally Team iniciou a sua época com o Rali da Primavera 2010.
O pouco tempo de testes ao carro não permitiu a total habituação ao mesmo, mas tendo vindo completamente revisto da Peres Competições, a viatura apresenta-se com uma excelente preparação e completamente saudável.
A Caveirex Rally Team regressava novamente às lides automobilísticas depois de uma pausa de 1 ano, agora com um novo Navegador (Helder Figueiredo), e com o objectivo de, nesta prova, testar o carro para o Rali de Santa Maria e criar a habituação necessária entre máquina, piloto e navegador.
Logo na primeira PEC (Feteiras/Sta Bárbara 1)
se notou a falta de rodagem neste tipo de provas, com alguns excessos cometidos, mas com o resultado a mostrar o alto nível de preparação do carro (tempo 4:04.8), com o segundo classificado a ficar a 14.2 segundos.
Para a segunda passagem pela mesma PEC, e já com um adversário directo na luta pelo primeiro lugar fora de prova devido a avaria mecânica, decidimos acalmar o ritmo, sabendo de antemão que não podíamos abrandar demasiado pois os adversários estavam também bastante rápidos. Mesmo assim ganhamos mais 9,8 segundos ao segundo classificado, ficando com uma vantagem de 26,6 segundos para as 2 especiais que faltavam da parte da tarde, e que nos permitia uma moderação de andamento a fim de garantir o primeiro posto no final do rali.
Infelizmente, e devido a problemas eléctricos, ficamos algum tempo parados na ligação para a 3ª PEC, o que nos valeu uma penalização de 2 minutos reais, por atraso no CH.
Depois do problema ter sido facilmente solucionado, fizemos novamente o melhor tempo na 3ª PEC Picos/Sto Espírito 1 (3:20.9) ganhando 1,2 segundos ao segundo classificado e na 4ª PEC voltamos a bater o record do troço, baixando o tempo para os 3:17.8.
No final, o 6º Lugar à Geral e o 3º Lugar da Classe 2 sabe a pouco, pois todas as especiais foram ganhas por nós e apenas um problema eléctrico e a respectiva penalização nos retirou as possibilidades de lutar pelo primeiro lugar em ambas as classificações.
No fundo foi um excelente teste para o Rali de Santa Maria, com a máquina a demonstrar uma grande preparação, e por isso mesmo esta prova acaba com um misto de emoções. Uma felicidade grande pelo regresso da Caveirex Rally Team ao mundo dos ralis, pelos excelentes tempos efectuados nas PEC's, e uma tristeza normal de quem vê o primeiro lugar fugir por problemas mecânicos num troço de ligação. Lá vem a célebre frase...os ralis são assim mesmo...
Aproveito também para dar os parabéns a todos os participantes, e principalmente aos vencedores José Sousa/Eduardo Sousa, que demonstraram um grande andamento e fairplay, mostrando que mereceram, e bem, o 1º lugar final.
Uma palavra de apreço também para a Organização, a Secção de Automobilismo e Karting do Clube Asas do Atlântico, que nos proporcionaram uma prova de nível e muito bem estruturada.
Certamente com algumas arestas a limar, mas nem tudo pode correr bem à primeira.
Um agradecimento também aos meus patrocinadores:
PEVIDE.com, Peixaria Filipe & Gorete e Remaçor.
Também a todos os que me ajudaram de alguma forma: Paulo Luciano, Hugo Carvalho, Pedro Sousa, José Botelho, Lurdes Magalhães, Paulo Luz, aos meus pais e irmãos, e a muitos outros amigos que passaram algum tempo na garagem ou que me ajudaram de alguma forma.
Um agradecimento muito especial à minha equipe de mecânicos, Osvaldo e Nelson, foram incansáveis e deixaram a máquina a 110%!
Resta-nos esperar que a próxima prova seja tão boa ou melhor que esta.